Plano de Aula - A Lição da Mosca
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Estamos trabalhando e estudando.............CAXIAS DO SUL , UM FRIO DE DOER
CRIANDO PROJETOS.................ACEITAMOS SUGESTÕES ............ABRAÇOS ..... ATÉ OS MITOS MORREM , JACSON QUE O DIGA.....................
No plano está quase pronto...................
PLANO DE AULA EM FILOSOFIA
Aula 7 de Filosofia, EE. Emílio Meyer turma 52. Prof. orientador Ms. Vanderlei Carbonara. Aluno : Nilton A. Domingues.Programa de Estágio em Filosofia ( PEES II-UCS/RS.).
Área Geral: Empirismo.
Área Específica : Teoria do Conhecimento
Nível : Ensino Fundamental , 5º série.
Duração: 2 aulas de 45' cada.
Tema : Hábito e experiência .
Específico: Relacionar experiência e hábito no conhecimento a partir da visão empirica da Idade Moderna, tendo como referência o filósofo David Hume .
Objetivo Geral: Mostrar a importância do Hábito para conhecimento ; que o hábito é a repetição de experiências sensíveis ou psicológicas, estabelecendo uma relação de causa e efeito para o nosso conhecimento.
Objetivo Específico (do prof) : Por meio do conceito de hábito pretendemos introduzir algumas noções básicas sobre o funcionamento da natureza humana , racional e sensível;mostrar ou explicar que o hábito é um mecanismo natural , muito parecido com os instintos , estando mais ligado aos sentimentos do que a razão pela relações de causa e efeito.
Objetivo (dos alunos): fazer ver que somos influenciados pelo nossos hábitos, que quando bons devem ser preservados e quando maus ou que dificultem o nosso aprimoramento , devem ser substituidos.
Problema? Discutir o porquê do hábito nem sempre ser um comportamento racional , segundo alguns filósofos? Se ele não é racional, qual a causa e o efeito disso para o nosso conhecimento , qual a sua origem e funcionamento.?Conceúdos : Experiência , Leis da Natureza , Razão , Hábito, Impressões e ideias, percepções, comportamento , relações ou associações de causa e efeito.
Metodologia : Sensibilização, Reflexão e Conceituação.
Primeiro será lido a "Lição da Mosca " , pendido aos alunos que prestem bem atenção nas pricipais lições da história da mosca.
Segundo , refletir sobre as ideias, de hábito e experiência, procurando explicar as principais noções ou lições tiradas do texto.
Terceira etapa , conceitualização dos conteúdos apresentados.com exercícios objetivos de fixação (F ou V )
Programação de Aulas : seguir as etapas .
1º AULA : Hábito e experiência na história da mosca. 26/06/2009
1 º etapa- sensibilização . Apresentação da historinha das moscas.
2- faço um reflexão
a) Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as
mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta
de visão!
Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar
nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso no
passado e perdemos a oportunidade de evoluir.
Para vocês o que significam as palavras: experiência e hábito?
b) SOLUÇÕES DO PASSADO, EM
CONTEXTOS DIFERENTES,
PODEM TRANSFORMAR-SE
EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU,
DÊ UM JEITO DE MUDAR.
C) Criamos uma confiança equivocada e
perdemos a oportunidade de repensar nossas
experiências. Ficamos presos a velhos
hábitos que nos levaram ao sucesso e
perdemos a oportunidade de evoluir
Mas vou explicar ponto a ponto a história, relacionando com teoria do conhecimento. Por exemplo, experiência - a relação do sujeito(moscas) e seu comportamento habitual com o objeto de conhecimento ( copo, água, leite etc..), mostrando os condicionamentos o meio ambiente e de nossos habitos e ações.
3-conceituação - No final da aula os alunos responderão o seguinte questionário.
ATIVIDADE:
1) De acordo com o empirismo de Hume marque (V) ou (F)
7
a) ( ) O conhecimento para Hume se dá pelo hábito, que é possível a partir de uma
relação entre causa e efeito, que tem origem na natureza humana.
b) ( ) Quando temos a possibilidade e realizar observações de casos semelhantes
atingimos o hábito.
c) ( ) Ao realizarmos uma experiência de aquecer a água a 100 º C deduzimos que
ela ferverá e sempre afirmamos pela seqüência de eventos ou pela força do
hábito.
d) ( ) Toda causa produz o mesmo efeito desejado. Isto porque a relação se dá
entre os objetos e não na nossa natureza de conhecer
GABARITO: A) V, B) V, C) V, D) F
Estamos trabalhando e estudando.............CAXIAS DO SUL , UM FRIO DE DOER
CRIANDO PROJETOS.................ACEITAMOS SUGESTÕES ............ABRAÇOS ..... ATÉ OS MITOS MORREM , JACSON QUE O DIGA.....................
No plano está quase pronto...................
PLANO DE AULA EM FILOSOFIA
Aula 7 de Filosofia, EE. Emílio Meyer turma 52. Prof. orientador Ms. Vanderlei Carbonara. Aluno : Nilton A. Domingues.Programa de Estágio em Filosofia ( PEES II-UCS/RS.).
Área Geral: Empirismo.
Área Específica : Teoria do Conhecimento
Nível : Ensino Fundamental , 5º série.
Duração: 2 aulas de 45' cada.
Tema : Hábito e experiência .
Específico: Relacionar experiência e hábito no conhecimento a partir da visão empirica da Idade Moderna, tendo como referência o filósofo David Hume .
Objetivo Geral: Mostrar a importância do Hábito para conhecimento ; que o hábito é a repetição de experiências sensíveis ou psicológicas, estabelecendo uma relação de causa e efeito para o nosso conhecimento.
Objetivo Específico (do prof) : Por meio do conceito de hábito pretendemos introduzir algumas noções básicas sobre o funcionamento da natureza humana , racional e sensível;mostrar ou explicar que o hábito é um mecanismo natural , muito parecido com os instintos , estando mais ligado aos sentimentos do que a razão pela relações de causa e efeito.
Objetivo (dos alunos): fazer ver que somos influenciados pelo nossos hábitos, que quando bons devem ser preservados e quando maus ou que dificultem o nosso aprimoramento , devem ser substituidos.
Problema? Discutir o porquê do hábito nem sempre ser um comportamento racional , segundo alguns filósofos? Se ele não é racional, qual a causa e o efeito disso para o nosso conhecimento , qual a sua origem e funcionamento.?Conceúdos : Experiência , Leis da Natureza , Razão , Hábito, Impressões e ideias, percepções, comportamento , relações ou associações de causa e efeito.
Metodologia : Sensibilização, Reflexão e Conceituação.
Primeiro será lido a "Lição da Mosca " , pendido aos alunos que prestem bem atenção nas pricipais lições da história da mosca.
Segundo , refletir sobre as ideias, de hábito e experiência, procurando explicar as principais noções ou lições tiradas do texto.
Terceira etapa , conceitualização dos conteúdos apresentados.com exercícios objetivos de fixação (F ou V )
Programação de Aulas : seguir as etapas .
1º AULA : Hábito e experiência na história da mosca. 26/06/2009
1 º etapa- sensibilização . Apresentação da historinha das moscas.
A Lição da Mosca.
Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite...
A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a
superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.
Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso,
continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor
formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu.
Dali conseguiu levantar vôo e sair do copo.
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio
de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se
debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.
Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na
beira do copo e gritou:
A mosca tenaz respondeu:
"Tem um
canudo ali,
nade até
lá e suba
"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água.
A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a
superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar.
Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.
Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso,
continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor
formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu.
Dali conseguiu levantar vôo e sair do copo.
Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio
de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se
debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.
Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na
beira do copo e gritou:
A mosca tenaz respondeu:
"Tem um
canudo ali,
nade até
lá e suba
"Pode deixar que eu sei como resolver este problema."
E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água.
2- faço um reflexão
a) Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as
mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta
de visão!
Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar
nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso no
passado e perdemos a oportunidade de evoluir.
Para vocês o que significam as palavras: experiência e hábito?
b) SOLUÇÕES DO PASSADO, EM
CONTEXTOS DIFERENTES,
PODEM TRANSFORMAR-SE
EM PROBLEMAS.
SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU,
DÊ UM JEITO DE MUDAR.
C) Criamos uma confiança equivocada e
perdemos a oportunidade de repensar nossas
experiências. Ficamos presos a velhos
hábitos que nos levaram ao sucesso e
perdemos a oportunidade de evoluir
Mas vou explicar ponto a ponto a história, relacionando com teoria do conhecimento. Por exemplo, experiência - a relação do sujeito(moscas) e seu comportamento habitual com o objeto de conhecimento ( copo, água, leite etc..), mostrando os condicionamentos o meio ambiente e de nossos habitos e ações.
3-conceituação - No final da aula os alunos responderão o seguinte questionário.
ATIVIDADE:
1) De acordo com o empirismo de Hume marque (V) ou (F)
7
a) ( ) O conhecimento para Hume se dá pelo hábito, que é possível a partir de uma
relação entre causa e efeito, que tem origem na natureza humana.
b) ( ) Quando temos a possibilidade e realizar observações de casos semelhantes
atingimos o hábito.
c) ( ) Ao realizarmos uma experiência de aquecer a água a 100 º C deduzimos que
ela ferverá e sempre afirmamos pela seqüência de eventos ou pela força do
hábito.
d) ( ) Toda causa produz o mesmo efeito desejado. Isto porque a relação se dá
entre os objetos e não na nossa natureza de conhecer
GABARITO: A) V, B) V, C) V, D) F
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